quarta-feira, 4 de maio de 2011

RELATO DO IX ENARSE - POLO MANAUS

Chegamos ao IX ENARSE, historicamente é um processo de construção e, quando se fala em Rede Salesiana de Escolas, sabemos que o que nos torna únicos é a proposta Educativa Pastoral, juntos unimos força na paixão educativa dos nossos Fundadores Dom Bosco e Madre Mazzarello.


O Pólo Manaus, tem suas particularidades a riqueza da nossa grandiosa Amazônia, somos geograficamente distantes – Manaus, Porto Velho e Belém-Pará, mas o que nos torna próximo é a missão de educar, a proposta de formação, a comunicação e agora a gestão animação e animação gestão.

O ENARSE trouxe mais ânimo, Miguel Arroyo, renomado escritor/educador de Minas Gerais, inicia seu discurso parafraseando Milton Nascimento “O artista tem que estar onde o povo está e o educador tem que estar no espaço educacional”. Será que ele sabe que Dom Bosco dizia que se educa pela assistência, quer dizer pela “presença” amiga, promocional e animadora de toda a vida do sujeito a quem se quer ajudar? É... enxergamos com alegria, nas falas do palestrante o caráter vivo de Dom Bosco, pois fazer conexão com crenças, relação de trabalho, educação, desenvolvimento, cultura e a articulação de um trabalho em Rede não é fácil, mas ele conseguiu entender a centralidade de nossa proposta, RAZÃO, RELIGIÃO E AMOREVOLEZZA.

Foram dias intensos de trabalho, meditação, vivência, reflexão, de sentir o sabor da VIDA e da HUMANIZAÇÃO, o segundo palestrante, o senhor Adriano Arthur Dienstmann, pontuou sobre Redes Interorganizacionais, e na discussão do Pólo Manaus, percebemos cada vez mais que as nossas distâncias não nos atrapalham, apenas nos desafiam a sermos mais estratégicos, como um casamento com solidariedade, confiança e tolerância mútua. Sabemos que não é fácil, mas a nossa união faz com que elevemos a auto estima e nos ergamos diante das dificuldades. Aprendemos que temos mais um tripé a seguir: o dos OBJETIVOS COMUNS, o da GOVENÂNCIA, e o da CONECTIVIDADE.

Show mesmo foi a apresentação de nossos Gerentes, que equipe de profissionais de excelência e sintonia!!!! Antonio Boeing sempre reforçando os nossos pilares, Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos, Aprender a ser e a Aprender a CRER. Nesse sentido reforça que a pastoral não está dissociada do pedagógico. Que nós temos o Carisma Salesiano, a visão educacional e principalmente um currículo interligado ao carisma e a visão de educação, então, sabemos onde queremos chegar.

A gerente Kátia Smole, foi espetacular, mostrou a importância da escola em pastoral, que ela tem pressupostos, com base nas políticas e metas do III ESA. Nos fez refletir sobre a escola eficaz, “a organização que aprende sempre e o trabalho colaborativo”. Como maestrina da educação, caracterizou o efeito escola, dentro da escola eficaz que tem visão, liderança, elevados padrões acadêmicos, acolhe o trabalho de todos com acesso, sucesso e permanência na escola. Como fiel defensora da formação continuada no ambiente de trabalho, ratificou o objetivo da mesma que é promover uma aprendizagem contínua à comunidade educativo-pastoral e assegurar que essa aprendizagem se incorpore no processo de ensino e aprendizagem.

O Gerente Célio Ballona, recém chegado na Rede foi fantástico, com a apresentação em março da campanha de 2012, surpreendeu a todos, foi ovacionado pelo grande feito, por se fazer entender que a nossa MARCA É NOSSA IDENTIDADE. Isso, o Pólo Manaus entendeu muito bem, vê até nos rios da Amazônia o S de Salesianidade.

As expectativas ficaram para a Gerência do Paulo Arns com o projeto de integração Administrativa da Rede Salesiana. Mais, uma surpresa pelo domínio da análise diagnostica das escolas. Estamos aguardando os frutos desse trabalho que com certeza será cooperativo e colaborativo. Parabéns aos nossos Gerentes, fantástica a sintonia.

Então, o momento final, foi a nossa reunião de diretores por área, a presença significativa dos SDB e FMA, para partilha das experiências de sucesso e assim traçar novas diretrizes. No momento da plenária ficamos muito satisfeitos em termos sido referência de ação para o Pólo Recife que hoje também tem uma equipe de Animação Pedagógica-pastoral. Nossas ações, de destaque foram: o I Fórum de Diretores em 2010, com ações pontuais que possibilitaram um trabalho em Rede, a segunda ação é que cada área do Pólo tem a sua Equipe de Animação Pedagógico-pastoral que pensa nos projetos de formação, animação-gestão e marketing e a terceira ação ficou para a campanha do S de Solidariedade, que conseguimos trabalhar as 5 escolas de Manaus, com objetivos comuns, conseguimos parceria com a multinacional LG, e fizemos uma festa de Culminância para entrega das doações as entidades filantrópicas escolhidas. E, como as ações ainda não pararam a empresa doou televisores de LCD e outros equipamentos de ponta para a Rede Salesiana de Escola, que faremos uma nova entrega para as entidades que ganharam as doações através de nossas escolas. E, isso ai... o ano de 2011 apenas começou...

Atenciosamente,
Lilianny Costa - Gestora do Pólo Manaus.

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pela iniciativa, agora temos um espaço para divulgar nossos trabalhos.
    Professora Joana escola Mazzarello / Manaus.

    ResponderExcluir