quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alunos e educadores salesianos comemoram o Dia de Madre Mazzarello

18 de maio de 2011
Maio, mês de Maria e das Mães, é uma das épocas mais festejadas nas casas salesianas de todo o mundo. No dia 13, a Família Salesiana comemora Santa Maria Mazzarello, ou Madre Mazzarello, como é carinhosamente chamada por jovens, religiosos e educadores. Na Rede Salesiana de Escolas, há três escolas com o nome da santa (em Manaus-AM, Recife-PE e São Paulo-SP), mas a obra dela é lembrada nas dezenas de colégios salesianos em todo o Brasil.


Sentido da vida


Em Manaus-AM, o Colégio Dom Bosco Leste lembrou a obra da cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. A festa começou com o bom-dia na capela da escola, dado pelo Pe. José Reginaldo de Oliveira. De forma alegre, o salesiano apresentou aos alunos das séries iniciais a biografia de Madre Mazzarello. Já os pré-noviços visitaram as salas dos 6º e 7º anos e lembraram a data com os estudantes. Para o ensino médio, a escola convidou a salesiana irmã Nádia Caetano, que falou sobre a vida de Mazzarello e enfatizou a importância de se refletir e projetar o sentido da vida, como fez a santa.Numa tenda montada pelos animadores de pastoral e pré-noviços, os alunos participaram de um concurso de desenhos e ganharam gibis.


No Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina-PE, durante todo o dia 13, alunos, pais e educadores visitaram o estande montado pela equipe de pastoral e alunos. Foram expostos cartazes, fotos, livros e exibidos vídeos sobre a história de Santa Maria Mazzarello. Estudantes caracterizados de Madre Mazzarello e Dom Bosco (foto) contavam aos visitantes a vida e a obra dos dois fundadores.


Presente em todos os continentes


Maria Domingas Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese, Itália. Desde cedo, teve de trabalhar duro para ajudar os pais. Para a educação da jovem, os pais contaram com a ajuda do padre Domingos Pestarino, que teve forte influência na formação espiritual da menina.


Em 9 de dezembro de 1855, nasceu, em Mornese, a Pia Sociedade das Filhas da Imaculada, formada por moças escolhidas a dedo por padre Pestarino. Maria Domingas, então com 18 anos, era uma delas. O grupo atuava em favor de meninas mais desprotegidas, no trabalho de catequese e acompanhamento das mães cristãs.


Durante uma epidemia de tifo, em 1857, Maria Domingas precisou cuidar dos parentes atacados pelo mal, mas ela também acabou contraindo a doença. Mesmo se recuperando, ela não teve as mesmas forças de antes, o que a impossibilitou de trabalhar na roça. Como alternativa, a jovem e Petronila, sua grande amiga e filha da Imaculada, começaram a ter aulas de corte e costura com o alfaiate do lugar.


Mais tarde, abriram uma pequena oficina de costura no povoado para ensinar a profissão e a catequese às meninas dos arredores: “Cada ponto da agulha seja um ato de amor a Deus”, dizia Mazzarello. Na pequena sala de costura, nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Outras moças se juntaram ao grupo, formando uma comunidade.


Dom Bosco as conheceu no início de outubro de 1864. Percebeu que o sonho de dar às meninas o mesmo que ele fazia pelos meninos poderia realizar-se ali, com aquelas jovens dedicadas. E assim, depois de longa preparação, em 1872, nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Congregação das Salesianas Irmãs. A irmã Maria Domingas foi logo eleita superiora e confirmada por Dom Bosco.


Sob a direção daquela corajosa mulher, o Instituto cresceu e expandiu-se primeiramente pela Europa e América. Madre Mazzarello morreu no dia 13 de maio de 1881, aos 44 anos. Em 1951, foi canonizada pelo Papa Pio XII. Hoje, as salesianas irmãs dedicam-se a jovens de 93 países nos cinco continentes.


Mês de festa


Veja a lista das principais celebrações salesianas de maio.


6 - São Domingos Sávio
8 - Dia das Mães
13 - Santa Maria Domingas Mazzarello
15 - Nossa Senhora de Fátima (transferida do dia 13)
16 - São Luis Orione
18 - São Leonardo Murialdo
24 - Nossa Senhora Auxiliadora
29 - Bem-aventurado José Kowalski


Para conhecer mais


www.cgfmanet.org


PAULA, Antônio Pacheco de. Manual do colaborador salesiano. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2008. (Coleção Literatura Salesiana)


www.sdb.org

http://www.paroquiasantoafonso.org.br/

Fonte: Redação RSE Informa, Assessoria de Comunicação (CDB Leste) e Lorailde Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário